top of page

Desfile Cívico & Sapucaí


Pensando cá com meus botões, resolvi expor minha opinião sobre algo que já faz alguns anos me inquieta.

Não sou tão velho assim, bem como não sou tão "certinho" como talvez até deveria ser, mas consegui ainda receber algumas aulas na adolescência de educação moral e cívica no antigo colégio Divina Providencia, com a professora Marcia bem como pude ter o prazer de participar em vários anos da fanfarra do colégio.

Lembro-me bem (e não estou sozinho nessas lembranças, já chequei isso) o quão diferente era o desfile cívico de anos atras em comparação ao que vemos hoje.

Lembro-me que íamos desde o mês de agosto frequentemente ensaiar a marcha no pátio do colégio, quando não na quadra, tomar distância, alinhar o passo, corpo e cabeça ereta e tantas outras orientações que recebíamos dos nossos professores.

Lembro-me que houve um ano que o colégio foi treinar a marcha na rua, passamos pela Avenida Marechal Deodoro, Reinoldo Rau e retornando pela Domingos da Nova até o colégio, isso tudo para "fazer bonito" no dia oficial, não era perca de tempo, era investimento.

Tais lembranças remetem-me a um tempo de ordem e respeito por esse ato tão significativo no calendário nacional, os professores nos cobravam e muito desde a postura e as roupas, não era do nosso jeito, mas como a escola mandava.

Novamente nesse 07 de setembro de 2017, fui com minha família prestigiar o desfile cívico.

Infelizmente, com o passar dos anos pouco a pouco, fomos nos perdendo e até chegamos aos dias atuais onde quando vamos prestigiar um "desfile cívico" o que vemos é mais parecido com um desfile de moda.

Deveria mas não me espantei ao ouvir na concentração de uma escola, um professor ao "tentar organizar" seus alunos para ir para a avenida, levantar o braços e gritar: "olha a sapucaí ai gente".

Realmente se a mentalidade e o comportamento desse professor é estar numa escola de samba, dificilmente passará a mensagem a seus alunos que aquilo é um desfile cívico, um ato sério e honroso.

Quando vemos os alunos e até os professores desfilarem não consigo mais saber se é para representar uma escola ou se "auto representar", se entendem a palavra "desfile" como algo para se expor e ai talvez o grito do professor lá na concentração até faça sentido, pois uns estão com a calça rasgadas, outros com tênis de luzes brilhantes, as calças azuis, cinzas, pretas, verdes, rosas, (tudo numa mesma escola), alguns de óculos de sol, com casaco amarrado a cintura, mascando chicletes, conversando, quase se "arrastando" para caminhar e por aí vai os inúmeros exemplos da despadronização que vemos hoje nesses atos cívicos.

Ora pois, se assim representamos nossas escolas, estamos mal mesmo e o pior que como citado acima não são só os alunos, mas infelizmente (sem generalizar) professores também estão nessa situação a "desfilar" na avenida.

Estou ciente que o regime militar acabou no Brasil e o que agora temos é a democracia, mas me ajudem caso eu esteja muito antiquado em meus pensamentos ou errado em minhas convicções: é isso mesmo que passamos a ensinar nas escolas para esse dia tão importante que a representamos publicamente?

Não teríamos uma forma de organizar melhor tudo isso que se está se "transformando" o 07 de setembro ?

Será que conseguimos reverter essa situação para que daqui a alguns anos possamos ter algo decente e apresentável para apresentar?

Não sei, talvez possa ser apenas devaneios meus, mas conversando com algumas pessoas não percebi que não estou sozinho nesses pensamentos e que muitos ainda gostariam de ver um belo desfile, onde a padronização, a apresentação pessoal e tantos outros elementos que regem um desfile cívico possam estar presentes.

A responsabilidade não cabe somente aos professores mas a nós pais que devemos mostrar aos nosso filhos a importância dessa data, valorizar e mandá-lo para o desfile no mínimo com banho tomado, uniforme escolar padrão e as orientações básicas de comportamento. Não só dessa data mas no ano todo, pois escola é local de estudo e representá-la deve ser um orgulho não um fardo, mas para isso precisamos resgatar juntos esse orgulho de sermos escola.

Talvez por essas e por outras também percamos alguns outros valores tão importantes para a formação do caráter de uma pessoa. Talvez, sim talvez, por isso alunos estão dando"porrada" em professor, dando água de privada com medicação para professor e não tardará acharmos isso normal e não passar de uma mera situação corriqueira dentro do convívio escolar.

Não podemos deixar essa onda do "liberal" tomar conta das nossas escolas e cada um faz o que quer e no caso do desfile de 07 de setembro vai como quer e se quer.

Temos que resgatar esse respeito máximo ao professor, a escola e aos atos cívicos.

Tenho receio de que nos próximos anos, não saibamos mais distinguir o carnaval do 07 de setembro e continuar a ouvir: "olha a sapucaí ai gente", pois tal frase talvez até justificativa que que é o nosso "carnaval fora de época".

Espero que não, mas temo que sim.

O que faremos ? Quero ser parte dessa mudança para melhor, mas sozinho não consigo.






Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Nenhum tag.
Siga
  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
bottom of page