top of page

Festas de Outubro - motivam a bebedeira


Outubro chegando, com ele em Santa Catarina algumas festas dão inicio, outras estão mudando o mês mas uma das principais motivação é a mesma, manter a cultura do beber.


Não tenho nada contra quem bebe e sou bem consciente que 80% à 90% das pessoas que o fazem, fazem para fins recreativos e somente de 10% à 20% tem problemas mais graves com o álcool podendo vir a tornar-se um alcoolista.


A "cultuação" que se faz a esse produto e o livre acesso a ele nessas festas, até mesmo de menores de idade tornam-se problemas pois não há controles e anteriormente a festa a preocupação maior é em torno desse produto em detrimento a outros atrativos.


No passado, como participante de um conselho, já tive problemas quando questionei em determinado ano, numa cidade da região, a venda de bebida alcoólica para menor de idade numa festa bem tradicional. Todos sabiam que o fato acontecia (e ainda acontece) mas ninguém quis assumir como resolver o problema e o "mais fraco" perdeu.


Lembro da fala de um policial militar que numa dessas reuniões, trazendo informações e mostrando os problemas decorrentes das bebedeiras nessas festas como brigas e desordem por vários locais bem como as graves consequências no transito, nas ruas, nas famílias.


O fato é que ainda esse ano isso se repetirá e nada será feito, ou seja, menores estarão circulando livremente pelas festas, fazendo o consumo de chopp (e outras bebidas alcoólicas) e nada mudará, infelizmente.



Algumas situações que chamam atenção nessas festas:

- Em algumas há um indicador digital logo na entrada, mostrando quantos litros de chopp já foram consumidos na festa e a cada ano busca-se superara o recorde anterior;

- Quando lê-se nos noticiários sobre os preços, a primeira tabela que aparece é do chopp;

- Quando da divulgação da festa nas ruas, para chamar a população, o que distribui-se? Chopp.


Será que só há esse chamariz para tais festas ?

Será que não há outras formas de chamar o público para tais festas ?

Falta criatividade ?


Nesse ano novamente, leio nos noticiários que informam que O GOVERNO IRÁ DISTRIBUIR CHOPP DE GRAÇA NAS RUAS.


Sou totalmente contra a DISTRIBUIÇÃO GRATUITA DE BEBIDA ALCOOLICA em vias públicas.


Será que quem estará fazendo essa distribuição pedirão a identidade dos transeuntes para saber se a pessoa é de maior ou não ? Será que não estarão entregando chopp a uma pessoa que já sofra pelo problema do alcoolismo ? Essas e outras questões são importantes, afinal É O GOVERNO ESTIMULANDO QUE AS PESSOAS FAÇAM USO DE BEBIDA ALCOOLICA EM VIAS PUBLICAS.


Porque não distribuir gratuitamente pedaços de marreco recheado? Porque não distribuir gratuitamente pedaços de batatas, porque não distribuir gratuitamente outros itens que também podem fazer parte? Porque distribuir chopp?


Num dia distribuímos chopp e estimulamos a população a beber, noutro fazemos campanha para melhorar a saúde dessa mesma população e reclamamos dos altos custos de saúde e sociais que o consumo excessivo de álcool traz, dos perigos no transito entre o beber e guiar um veículo e tantos outros. Que antagônico isso !


Enfim, talvez esse humilde post não mudará a forma dos organizadores repensar essas situações, mas como cidadão, como pai, como agente de prevenção ao uso indevido de drogas, preciso deixar o meu registro de que não concordo e que tal situação é totalmente desnecessária e preocupante.


Desejo todo sucesso nessas festas, vou participar pois tem culinárias deliciosas, mas peço para que fiquemos atentos e em amor a vidas e a famílias possamos prestar mais atenção a esses fatos, pois poderemos ganhar a curto prazo, mas perderemos logo ali na frente e o custo poderá ser o maior de todos, uma vida.


Arsanjo Paul Colaço







Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Nenhum tag.
Siga
  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
bottom of page