07 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes - Parte 02
- arsanjopaul
- 2 de jun. de 2017
- 2 min de leitura

Stephen R. Covey publicou em 1989 e nos deixou um excelente material que é atemporal e que pode ser aplicado por qualquer pessoa em qualquer situação.
Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes
Seu livro Os 7 Hábitos das pessoas altamente eficazes já foi traduzido para 32 idiomas, vendeu mais de 20 milhões de exemplares é um dos maiores livros de administração de todos os tempos.
Conforme o próprio Stephen diz:
Os sete princípios apresentados no livro não são pensamentos originais;
Não tem a pretensão de ter originado as ideais, mas simplesmente por ter encontrado um quadro e uma linguagem para articular os princípios sobre o tempo;
Os 7 hábitos são 'conhecimento comum', mas não são necessariamente 'prática comum’;
Os hábitos são até contrários à natureza humana básica;
Pela nossa natureza, nós somos criaturas reativas e estamos inclinados a agir principalmente por auto-interesse;
Mas também somos seres humanos, capazes de pensamentos e ações muito mais elevados e trabalhando duro para internalizar os 7 hábitos somos capazes de desenvolver uma atitude pró-ativa. Ao fazer isso, podemos determinar, em parte, nossos próprios destinos e somos capazes de exercer influência sobre outras pessoas para o bem coletivo.
Gosto muito de aprender como posso evoluir como ser humano e como posso dessa forma melhor contribuir para minha vida, de minha familia, do local onde trabalho e da sociedade.
Ao ler esse livro pude rever alguns conceitos que já havia conhecia e perceber o quanto podemos ser influenciados, positiva ou negativamente, exceto por auxilio profissional, pessoas nos passam receitas sem ao mesmo diagnosticar nossa situação e o pior é que essas receitas são autobiográficas.
Muitas vezes pensei em mudar meus hábitos buscando conceitos atuais, mas pouco me ative a perceber que há paradigmas que são básicos e que se não mudar esses, os demais de nada adiantarão.
Por isso, ao tentar aprender e aplicar cada vez mais condutas corretas, há o risco de ser taxado de chato, inconveniente ou antiquado, porem as pessoas (e até mesmo eu me incluía) querem ouvir o que gostam de ouvir e não o que precisam ouvir, usando band-aids e aspirinas sociais que só servem para amenizar sintomas de problemas crônicos e dessa forma postergam a efetiva solução.
Ao aprender os 07 hábitos e agora colocá-los em prática, creio numa nova perspectiva de vida.
Ser Proativo
Começar com um objetivo em mente
Primeiro o mais Importante
Pensar ganha/ganha
Procurar compreender e depois ser compreendido
Criar Sinergia
Afinar o Instrumento
Esses hábitos juntos podem nos levar a patamares que sem eles quase que impossível de alcançar.
Essa viajem está apenas começando e que até o fim dos meus dias nessa terra, possa eu conseguir aprender cada vez mais sobre como aplicar os 07 hábitos.
Grande Abraço
Arsanjo Paul Colaço
Comments